terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Primeiros passos

Lembro bem de quando comecei a fazer o cursinho... isso já faz tempo, foi em 98. Mas as sensações, emoções, empolgações e medos são os mesmos que os alunos sentem, até hoje. É engraçado perceber que, em linhas gerais, as turmas se parecem. Os alunos que entram nesse jogo se parecem. Talvez pelo perfil, pelos interesses em comum, sei lá... sei é que já vi muita gente passar por esse mesmo caldeirão. Alguns com sucesso, outros sem ele. 

Permitam-me começar este ano, 2016, lembrando de como me sentia no início de 98. 

Era um aluno, 16 anos, saindo todos os dias de Duque de Caxias e enfrentando uma hora de ônibus para ir e mais outra hora de ônibus para voltar da Tijuca, onde funcionava a turma IME/ITA do curso em que estudava. Acredito que alguns de vcs se encaixem neste tempo de deslocamento. Pois é... só pra começar o curso já tem q ter coragem. Coragem pra fazer o mais difícil. Coragem pra não se acomodar e seguir o caminho mais tortuoso, mais cheio de espinhos, mais longo, mais difícil. 

Digo a vcs uma coisa: todos vcs que tentam (ou tentaram) passar para concursos de competição nacional (EFOMM, Escola Naval, AFA, IME, ITA, Unicamp, ENEM...) já são dignos de elogios. Não é demagogia! Quem me conhece sabe q não sou muito 'político'. Mas é verdade. Só de vcs se colocarem dispostos a começar, colocarem a 'cara a tapa', só isso já faz de vcs especiais. 

Lembro que no início do ano todos os meus colegas de turma sentiam a mesma coisa q eu. Um misto de empolgação, pelo desafio, e dúvida, por não conhecer o buraco em que estávamos nos metendo. Acredito q muitos de vcs, talvez com exceção dos repetentes (aqueles q já tentaram ano passado ou antes), estejam sentindo a mesma coisa: empolgação e dúvida. 

Por hoje, para não ficar com um post muito grande, vou falar só da empolgação. Outro dia falaremos da dúvida. 


A empolgação, a animação, o entusiasmo são peças essenciais na construção de um aprovado. É fundamental que todos, mesmo os repetentes, estejam empolgados. Esta empolgação fará vc estudar, estar atento a tudo que os professores disserem e tudo isso será importante para sua evolução. 

Estejam empolgados, permaneçam empolgados. Façam força para continuarem empolgados. A fase agora é de estar com muita vontade. Estar com a faca nos dentes. Vcs vão tentar os concursos mais difíceis do Brasil. Querem mais motivo para se sentirem especiais? Vcs são especiais e vão provar isso ao longo do ano. 

Prestem bastante atenção: mantenham-se empolgados. Quando estiverem em um dia ruim, cabisbaixos, cansados ou tristes, lembrem que todos nós somos humanos. Aqueles que passam também tiveram dias ruins, mas não foram derrotados por eles. Para ser aprovado não é necessário ser anormal. É necessário ser persistente, disciplinado. Esta persistência e esta disciplina são mais fáceis de serem atingidas se vcs mantiverem a empolgação. Lembrem de uma coisa: cada um de vcs só precisa de uma vaga. Ou seja, tem vaga de sobra pra vc. 

Grande abraço e até a próxima.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acabei descobrir seu blog e estou sem palavras!! Meu maior sonho é passar para AFA e esse ano será minha primeira tentativa. Acabei de completar 18 anos e a questao da idade é meu maior medo.. mas vou tentar até acabar todas as minhas chances. Adorei o blog e suas palavras são de grande motivação. Pois muitas vezes me sinto incapaz e longe demais do meu sonho. Mas não vou desistir!! Justamente porque eu não me vejo fazendo outra coisa!! Continue com o blog por favor! Abraços (JulyeAnne)

    ResponderExcluir